Apto. Rodrigues Alves

Apartamento Rodrigues Alves

Praia de Pitangueiras • Guarujá • 2016 • 70m²


Nesse apartamento de praia, a ideia era desenvolver um projeto prático para valorizar o imóvel e deixá-lo com mais cara de "casa". Uma das premissas era não utilizar muitos elementos decorativos soltos, pois além de ser utilizado pela família, às vezes o apartamento fica alugado para terceiros.


 
 
Daniela-Marques-Arquitetura-005-Sala-Balcao-Cozinha-Americana.jpg

O ponto de partida desse projeto foi a sugestão dada pela arquiteta de que todas as portas fossem pintadas de azul, e essa proposta logo foi aceita pelos clientes. Definida essa característica marcante, iniciou-se a escolha dos demais materiais.

 

Na maior parte do apartamento, o piso é de réguas de porcelanato amadeirado. Esse material atende perfeitamente à vontade do cliente de ter um piso aconchegante como a madeira, porém com a praticidade de limpeza e facilidade de manutenção do porcelanato.


 
 

Nas paredes da cozinha americana, o revestimento tem cor discreta, mas ganha movimento e charme por conta do formato hexagonal e da composição com os diferentes tons de cinza.


 
 

O banheiro da área de serviço, antes raramente utilizado, passou por uma transformação relativamente simples, mas que fez grande diferença.


 
 
ESTUDIO Daniela-Marques-Arquitetura-023-Banheiro-Lavabo-Preto-Gabriel.jpg

Primeiramente, o chuveiro foi eliminado, assim como os azulejos. Depois, a escolha da nova cuba de apoio, o espelho com moldura e a pintura tornaram o banheiro bem mais convidativo, com
“cara de lavabo”.

 

O quarto das gêmeas fugiu do rosa, mas não poderia deixar de ter cor. O verde-azulado (ou azul esverdeado?) sobe pela parede e domina até o teto! 


 
Daniela-Marques-Arquitetura-018-Quarto-Crianca-Teto-Colorido.jpg

Na cortina, florezinhas delicadas e nas colchas, listras azul marinho complementam a cor das portas.

 

No banheiro das meninas, azulejos coloridos com desenhos geométricos revestem uma das paredes e deixam o ambiente bem alegre. A composição de cores foi montada de acordo com o gosto meninas, mas também planejada de forma que não competisse com a cor da porta, trabalhando de forma complementar.


 
 
 
 

O quarto e o banheiro do casal ficaram dentro da temática do azul e branco. Neste dormitorio, há um pequeno armário com chave para que a família possa guardar alguns itens pessoais nos períodos em que o apartamento fica alugado.


 
Daniela-Marques-Arquitetura-011-Quarto-Cortina-Azul-Branco.jpg
 
 
 

 

Compartilhe este projeto!

Claraboia é um estúdio paulistano de design gráfico | Claraboia is a São Paulo based graphic design studio.