Apto. Alfonso Bovero

Apartamento Alfonso Bovero

São Paulo • Perdizes • 2015 • 110m²


Esse apartamento antigo no bairro de Perdizes estava muito deteriorado e precisou de uma reforma completa, incluindo troca de encanamento e total remodelação do layout dos banheiros.


 
 

A pedido da cliente, as filhas deveriam dormir no mesmo quarto. A ideia da mãe era mantê-las juntas para aumentar a convivência entre as irmãs e transformar o terceiro dormitório em brinquedoteca. No projeto do quarto das gêmeas, os berços e a cômoda existentes foram mantidos.


 
 

A proposta para o novo armário era utilizar acabamento branco, sem detalhes infantis, para que fosse possível alterar apenas os elementos decorativos do quarto conforme as meninas fossem crescendo. Com a neutralidade do mobiliário, foi possível ousar mais na decoração das paredes. O papel escolhido era o que daria o toque “rosa” do quarto. Tanto a mãe, como a arquiteta, apaixonaram-se pelo papel de parede com desenho de passarinhos!


Para equilibrar o espaço, optou-se por aplicar o papel somente na metade superior da parede, e a parte inferior recebeu pintura num tom de rosa mais escuro que o tradicionalmente usado em quartos de bebê, formando assim uma composição bem harmônica.

 
 

Na cozinha, o destaque é para os azulejos cinza e amarelo, que foram produzidos especialmente para esse cliente, com uma combinação de desenhos e cores que tornam esse painel único.


 
 

Outro resultado interessante é o banheiro das meninas, que funciona também como lavabo para as visitas. Pastilhas de vidro em tons de roxo, lilás e rosa foram usadas somente nas paredes dentro do box. Fora dele, a maioria das paredes recebeu pintura clara, mas a brincadeira acontece com o jogo de espelhos redondos, de tamanhos variados, instalados sobre a parede roxa.


 
 
 
 
 

 

Compartilhe este projeto!

Claraboia é um estúdio paulistano de design gráfico | Claraboia is a São Paulo based graphic design studio.