Apto. Prof. Ciridião

Apartamento Professor Ciridião

São Paulo • Pompéia • 2016 • 61m²


Nesse apartamento novo, o desafio era conseguir bastantes armários e também reaproveitar alguns móveis da antiga casa da família, que era bem maior. Os objetos utilizados na decoração, com muitas referencias à cultura indiana, são delicadas peças artesanais e de grande valor para a proprietária. 


 
 

Para solucionar a questão do mobiliário da sala, a readequação de usos foi a chave do projeto: ainda que a maior parte das peças antigas tenham sido doadas, a mesa que era usada no home office tornou-se mesa de jantar e uma das estantes do antigo escritório transformou-se em cristaleira.


 
Daniela-Marques-Arquitetura-005-Sala-Jantar-Cristaleira.jpg

No dia a dia, a mesa de jantar fica encostada na parede, sobrando assim um bom espaço de circulação e dando a sensação de que a sala é maior, mas ao receber amigos, a mesa é facilmente arrastada, ganhando mais lugares no lado da parede.

 

Para conseguir mais área de armários na cozinha pequena, a separação de ambientes foi feita diretamente com a marcenaria: o balcão atrás do sofá é usado como despensa e tem práticas portas de correr no lado da cozinha. O cuidado na escolha das cores e dos materiais empregados nos novos armários garante a uniformidade visual desejada para esses tipos de ambientes pequenos e integrados.


 
Daniela-Marques-Arquitetura-002-Sala-Cozinha-Integrada.jpg

O tampo do balcão foi feito com a mesma madeira usada no móvel da tv e nos outros armários da cozinha, o acabamento suave cor fendi  combina com a madeira dos móveis antigos.

 

 

Compartilhe este projeto!

Claraboia é um estúdio paulistano de design gráfico | Claraboia is a São Paulo based graphic design studio.